Software livre o que é ?

Software Livre o que é ?

Para entender o porque do termo software livre, tomemos a definição criada pela Free Software Foundation: É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrinções. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Definição de Software Livre Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito

Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades

Liberdade 2: A liberdade de redistribuir, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Facebook mostra crescimento do Windows Phone no mercado mundial


A Microsoft tem contabilizado ótimos números para o Windows Phone. Depois do dia de Ação de Graças, seguido do Black Friday, o número de usuários que utilizam o Facebook integrado ao sistema operacional móvel da Microsoft aumentou para 600 mil novos acessos, o que significa, ao menos, 600 mil vendas neste período.

O último feriado dos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças, é seguido de um dia extremamente positivo para o mercado: o famoso Black Friday. Muitas empresas quebram recordes de vendas, até mesmo fora do país, mas há uma empresa específica que pode começar a ver seu produto ainda mais popular: a Microsoft, com o Windows Phone 7.

Quem levantou estes dados foi o blog WMPoweruser, e uma das maiores fontes deste alto crescimento na participação de mercado pode ser o lançamento, na Europa, do primeiro aparelho Nokia com o Windows Phone: o Lumia 800.

Segundo dados divulgados, 600 mil usuários do Facebook entraram em seu perfil da rede social a partir do aplicativo nativo que existe no Windows Phone pela primeira vez - isso em apenas duas semanas. Se voltarmos no tempo, justamente no lançamento do Windows Phone, teremos um número atual de 1.1 milhão de usuários utilizando o Facebook nas telas de um smartphone com o sistema da Microsoft.

Vale lembrar que não só de Nokia vive a Microsoft. O Windows Phone também está presente em aparelhos da HTC, Samsung e LG. No Brasil, já temos o HTC Ultimate e o reçém lançado Samsung Omnia W.


Nenhum comentário:

Postar um comentário